Lenda do Dia dos Namorados

É já na próxima segunda-feira dia 14 de Fevereiro que se celebra o dia de São Valentim mais conhecido por dia dos namorados. 
Mas quem é que se lembrou de inventar um dia dos namorados???
A história que envolve este dia cheio de ternura remonta à Roma Antiga e a uma festa denominada Lupercália na qual era homenageada Juno a deusa da fertilidade e do casamento.
Mas no que é que consistia esta festa?
Era realizado um festival que consistia numa lotaria na qual os rapazes tiravam, à sorte, o nome de uma rapariga dentro de uma caixa. A rapariga que saía viria a ser a sua futura companheira durante a festividade, que tinha duração de um mês.
Tal festa decorreu cerca de 800 anos, sempre em Fevereiro. Mas em 496 d.C. o Papa Gelásio I decidiu que o dia 14 de Fevereiro era o dia de São Valentim, para que a celebração cristã absorvesse o paganismo da altura.
Mas Valentim, padre católico, recusou-se converter à religião do Imperador Romano Cláudio III, e este último mandou-o prender. Na prisão Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava a cada passo. No dia da execução de Valentim, no dia 14 de Fevereiro em meados do século III, Valentim deixou uma mensagem para a sua amada “ Do teu Valentim”.
Outra história existe relacionada com o dia 14 de Fevereiro e com outro Valentim. Esse Valentim também não aceitou as ordens do Imperador romano Cláudio III, na qual o mesmo, mandou proibir os casamentos sob argumento de que os rapazes solteiros eram melhores soldados do que homens casados. 
Valentim ignorou as ordens do imperador e continuou a celebrar casamentos às escondidos do imperador e dos seus soldados. Porém, O imperador acabou por saber mandando executar Valentim no dia 14 de Fevereiro por volta do ano 270 d.C.
Ambas as histórias são engraçadas, mas em qual, é que nos podemos acreditar??
Sinceramente, não interessa qual das histórias é a verídica, o que interessa é que no dia 14 de Fevereiro todos os casais celebrem o dia com muito amor e romantismo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s