Dica da Chef- Maio

Aqui fica a primeira, de muitas, dicas/receitas da Chef Alexandra Costa (formadora dos cursos/workshops de cozinha da SMG-Workshops e Formação)

Dica da Chef:

“A cozinha é uma moda. Uma moda que já dura há alguns anos.

Antigamente, a mulher era a dona de casa. Ficava em casa todo o dia a tratar dos filhos, da roupa, da limpeza e da cozinha. Os anúncios publicitários dos anos 50 mostram-nos senhoras maquilhadas e vestidas à Filipa Gomes (Prato do dia na 24 Kitchen) a fazer autênticos banquetes. Homens na cozinha? Nem vê-los. Um homem na cozinha era motivo para questionar a sua masculinidade…

Felizmente os tempos mudaram. E a cozinha passou de uma tarefa doméstica corriqueira a uma arte e, consequentemente a uma moda.

Temos as televisões inundadas por reality shows dedicados à cozinha, temos o facebook e as estantes das livrarias inundadas de pseudo chefs e temos (ou tivemos) um boom de cursos profissionais de cozinha.

Aqui na SMG não oferecemos cursos profissionais, mas workshops e formações de curta duração para quem tem o “bichinho” da cozinha. Para quem não sabe e quer aprender, para quem sabe pouco e quer saber mais, e até para quem já tem bastante conhecimento, mas quer fazer sempre melhor.

Aqui são todos bem vindos e é graças a vocês que nós podemos crescer!

Entretanto deixo a minha primeira dica mensal. É algo que fazemos inúmeras vezes sem sequer pensar: partir ovos!

Eu sei que toda a gente diz que partir ovos é básico. E é, mas no meu dia a dia, quando observo os meus formandos, chego à conclusão de que muitos o fazem mal.

Quase toda a gente parte os ovos na borda da tigela ou na esquina da bancada. Está mal!!!

O ovo deve ser partido numa superfície plana. Porquê? Se partir o ovo numa esquina, esse movimento vai empurrar as cascas para dentro do ovo, o que o pode contaminar. Por outro lado, se o ovo for partido na superfície plana, a casca não vai entrar no ovo, logo não o contamina e evita que aqueles bocadinhos de casca chatos caiam no nosso preparado.

Para além disso, e porque os ovos são muito melindrosos, deverá abri-los sempre, um a um, para dentro de uma taça. Desta forma, se algum estiver estragado, evita que tenha que deitar tudo fora.

Pois é! Os ovos têm muito o que se lhe diga!”

Chef Alexandra Costa

OVO

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s